segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Imposições, Rótulos, Fantasmas e Medos


O medo pode ser um obstáculo imenso na realização de objetivos. A maturidade vai chegando e vamos aprendendo a compreender que os monstros cultivados em nossa personalidade não são tão amedrontadores e indestrutíveis como pensávamos, alguns são mero fruto de imaginação, com o tempo relegadas as categorias mais baixas das preocupações cotidianas. Mas porque tanto temor, medo e ansiedade?

Não sei você, mas em minha concepção, uma das piores coisas que se pode acontecer com alguém é ser rotulado, determinado para algum fim, nascer com uma missão, carregar um nome que IMPÕE previamente responsabilidades na qual você nunca esteve preparado para se comprometer. Ou então, ter um "carimbo", uma "receita" que diz que você DEVE agir assim, ou assado. "Em tais circunstâncias você DEVE se comportar assim porque isso é determinado", "não há como fugir". Acredite, isso é puro blá, blá, blá. Se tiver capacidade e segurança de suas ações, faça o que você quiser e achar melhor para sua vida. Não que eu não seja a favor de regras (elas ainda possuem utilidades), porém, o limite é quando agridem sua capacidade pessoal de decidir. Quando subestimam sua inteligência pessoal de questionar.

Esse é um fantasma nos quais muitos não conseguem se livrar. Estou cada dia mais sereno em relação a mim mesmo, traçando meus caminhos de acordo o meu olhar. Quando sinto medo em relação a algo, penso: "não preciso sentir medo, sou o que sou, o que vivo, não o que querem, apenas sinto". Assim, aos pouquinhos enterro os velhos e ariscos companheiros que tanto me angustiavam, permito-me viver, sem imposições de nenhum lado. As únicas condições que devo aceitar são as inteligíveis, que me trazem ganho e satisfação. Busco a liberdade das imposições, livro-me delas dia a dia.

Nenhum comentário: