sábado, 3 de janeiro de 2009

O Aprendiz


Sim, admito, não sou bom nas coisas que a maioria das pessoas usualmente são.
Não adianta forçar! Tenho meu tempo de aprender. Quanto menos pressão, melhor. Odeio pressão. Faço as coisas porque quero fazer, uma vontade pessoal. Não estudo para tirar notas, se leio um texto da faculdade é porque procuro um sentido ali, detesto decoreba ou ficar agoniado por conta de "pontos" na caderneta do professor.
Agora, se ainda não sei jogar sinuca é porque não vi graça no jogo, quando eu quiser, serei bom. Lembro quando comecei a malhar, ninguém colocava fé, em poucos meses já tinha deixado uma porção de manés para trás por conta de determinação e disciplina... meu irmão começou a malhar com 15... eu aos 19... e daí? Fui quando quis.

Pode parecer que não aos olhos de alguns, mas tenho muito o que aprender nessa vida.

As minhas maiores carências em conhecimento são em situações aparentemente bobas, do cotidiano, mas que vá lá saber porque (eu até sei) não aprendi. As vezes me sinto como alguém que viveu décadas trancado em um quarto rodeado de livros e pouca experiência prática possue. Não me ensinaram, não aprendi, e vou ter que colocar a cara no sol. Isso é o mínimo, não tenho medo de tentar: cair, levantar, tentar de novo, cair, levantar... até chego lá!

Me chamem para discutir as relações políticas entre os americanos e o oriente médio que tenho centenas de argumentos, mas, ainda sei pouco sobre trocar a resistência do chuveiro queimado. (Para quem não aprendeu ainda, veja dicas em http://facaquasetudo.wordpress.com/tag/chuveiro/ kkkk).
Ou quem sabe me convidem para falar de literatura e psicologia? Posso ser um bom debatedor de idéias. Quem sabe falar sobre Revolução Russa? (?)
Mas, posso ter poucos argumentos para explicar o porque não tentei (ainda) tirar minha carteira de motorista, (esse ano sai, kkkkk) ou sei lá, acender a churrasqueira... Sabe aquelas coisas mais simples que um bom número de pessoas conhece bem e você vive voando?

Agora, não sou um conformista. Vou me mexer, do meu jeito, para conseguir chegar até as coisas que almejo. O que não posso suportar é qualquer tipo de chacota em relação a isso, porque se for para esmiuçar, ninguém nesse mundo sabe coisa alguma, ninguém é completo. Eu por exemplo, admito "nada sei". E você?

Tem uma música dos Los Hermanos (O Vencedor) que diz "Eu que já não quero mais ser um vencedor... Faço o melhor que sou capaz, só pra viver em paz". Ainda bem que já passei da fase de querer sempre agradar, joguei fora cobranças e vários pesos internos e externos. Agora, tenho o MEU tempo para fazer as coisas. Se quiserem aguardar para ver, ok, fico grato, se não, paciência.

Um comentário:

Clédson Miranda disse...

Olá, aprendiz! Tudo bem?!
... férias!

Passei aqui para falar do meu novo blog: Falando sobre ciência e coisas afins... (http://falandodecienciaecoisasafins.blogspot.com/).

Lá posto textos relacionados à Epistemologia, Filosofia da Ciência, História da Ciência, dentre outros temas ligados à investigação científica. Também postarei textos meus!

Ele é fruto das inquietações que o Márcio me provocou.

Se tiver contato com ele, diga-lhe da novidade.

Abraço, meu caro!