terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Norah Jones - Chasing Pirates

Single de Norah Jones em seu novo albúm: THE FALL



De mansinho, Norah Jones vai mais longe
Em "The fall", Norah elimina sua faceta folk e segura uma guitarra, inserindo um fôlego novo e sofisticado à música pop

Norah Jones está à procura de inovação. Aos 30 anos, cabelos curtos e um pouco descoloridos, ela olha por um telescópio de cima de seu prédio-barco, que navega por uma Manhattan estranhamente quieta. A cena aparece em seu clipe de “Chasing pirates” (Perseguindo piratas), faixa que abre o álbum recém-lançado The fall (EMI). E eu não sei como diminuir a velocidade/Minha mente está disparada por perseguir piratas, ela canta no refrão. Apesar da atmosfera fora do comum, o vídeo é facilmente assimilável. O espectador embarca logo no delírio pop-rock da cantora e compositora americana.

“Chasing pirates” sintetiza o momento de Norah. Quando apareceu, em 2002, ela surpreendeu pela qualidade de seu pop jazzístico, sendo uma das maiores responsáveis por puxar a febre internacional das jovens cantoras que compõem. Em sete anos, Norah vendeu 36 milhões de discos, mais que qualquer outro músico nesta década. Agora, mais madura, surpreende de novo. Se fosse como suas colegas abusadas (Lily Allen, Lady Gaga etc.), a mistura do pop-rock a sua música não seria novidade. Mas estamos falando da delicada Norah e, nesse sentido, o rock poderia significar um vilão tão distante quanto perigoso.

Norah enfrentou com bravura o antagonista. Em The fall, seu quarto álbum, ela se afasta de vários traços que a consagraram. O uso econômico do piano é a mudança mais notável. Impossível não se lembrar do instrumento em “Don’t know why”, sucesso do CD Come away with me, que a projetou no cenário internacional em 2002 e lhe rendeu cinco prêmios Grammy.

Naquele ano, Norah foi apresentada como a bela filha mais velha do citarista indiano Ravi Shankar. Mas a primeira impressão logo foi desfeita ao se perceber que sua música era superior a qualquer atestado de qualidade obtido em um teste de DNA. Ao lado de Diana Krall e outras cantoras, ela representou o revival do jazz vocal, apesar de suas canções terem desdobramentos mais próximos do blues e do folk.

Em The fall, ela mantém sua relação com o jazz. Eliminou, porém, sua faceta folk. Norah se levanta e sai de trás das teclas para segurar uma guitarra. Da nova acompanhante, ela extrai melodias como se fossem transpostas do piano, no estilo de suas antigas canções, comedido o suficiente para fazer brilhar o que tem de melhor: sua voz.

Ao lado da composição, o instrumento natural de Norah é o que mais se aperfeiçoou desde que lançou seu último trabalho Not too late, de 2007 – primeiro em que ela participava da autoria de todas as canções. Em The fall, Norah controla a tendência aos sons anasalados em composições sobre relações amorosas ainda melancólicas, e ainda mais pungentes, como em “Even though” e em “Waiting”.

As mudanças na interpretação também se devem à experiência como atriz. Em 2007, Norah protagonizou o filme Um beijo roubado, do diretor chinês Wong Kar Wai, contracenando em igualdade de condições com as atrizes Natalie Portman e Rachel Weisz. Para interpretar a personagem Elizabeth, Norah foi obrigada a usar o mistério e a inocência, características de seu temperamento, como ferramentas de trabalho. Isso fortaleceu sua personalidade artística, o que fica perceptível em The fall.

Norah Jones descobriu que seu melhor vem da capacidade de seguir a si própria. Mesmo em novas parcerias. Entre outros, ela convidou o produtor Jacquire King, conhecido pelo trabalho com a banda de rock americana Kings of Leon. Percorrendo novos territórios musicais, Norah consegue, com The fall, inserir um fôlego novo e sofisticado à música pop.

Por: Mariana Shirai
Fonte:http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI105766-15220,00-DE+MANSINHO+NORAH+JONES+VAI+MAIS+LONGE.html

3 comentários:

Alexandre Alves disse...

Me aponta um defeito dessa mulher... não, não leve em consideração a babação de um fã rsrssrs

Vivi disse...

menino, q clipe show!!! Ela tá cada dia melhor!

Joana Francesa disse...

Norah... lembre exatamente você.... perfeito! Homens inteligentes escutam Nrah Jones.

Ah nao se esqueça.. o Doadoras de Sensibilidade,nasceu daquela nossa historinha que nunca teve meio e fim... lembra? rsrs.. como nao fazer uma homenagem a ele...? o Grande Chico"..

beijo carinhoso