quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Grita quem quer, manda quem pode

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/elianecantanhede/ult681u505838.shtml
Por: Eliane Cantanhêde

Já não se fazem PMDBs como antigamente. E há muito, muito, muito tempo. Quando o senador, ex-governador e fundador do partido Jarbas Vasconcelos (PE) põe a boca no trombone para dizer o que todo mundo sabe, suas queixas são recebidas não com vergonha e constrangimento, como deveriam, mas com desdém e ataques, como foram. Jarbas fica falando sozinho. E --o mais incrível!-- apanhando.

O que ele disse? Que o PMDB é um partido cheio de corruptos, sem bandeiras, sem propostas, de olho em seus próprios interesses e nas boquinhas de governo. É mentira, Terta?

Enquanto Jarbas reclama ética, o PMDB vai se infiltrando por todos e cada cantinho de poder --e de vantagens-- do Congresso. Depois de eleger José Sarney presidente do Senado e Michel Temer presidente da Câmara, agora avança, guloso, sobre comissões, secretarias, o que tiver pela frente. E cada nome que apresenta!

Um dos mais valentes na contestação ao que Jarbas Vasconcelos acusou foi o deputado Eduardo Cunha, do Rio, um já velho conhecido de leitores de jornais e revistas, desde a época em que presidiu a Telerj no governo Fernando Collor. A empresa evaporou, como o próprio governo, mas Cunha e a sua (dela) má fama ficaram, com um lastro de histórias jamais devidamente esclarecidas. E agora ele emerge como um dos cérebros desse PMDB e desse Congresso que estão aí.

Além de mandar na Comissão de Constituição e Justiça pela terceira vez consecutiva (uma delas sem intermediários), Eduardo Cunha também já põe os pés, as mãos e os prepostos na igualmente poderosa Comissão de Minas e Energia, além de virar relator da medida provisória que cria um fundo para o setor elétrico. Em outras palavras, ele fecha o cerco: assume a CCJ, dos aspectos legais, e o setor energético, dos aspecto$ financeiro$.

O PMDB está ainda embolsando uma terceira comissão. Aliás, a deputada paraense Elcione Barbalho está: a de Seguridade Social e Família. Tudo em família.

Ou seja: Jarbas pode ficar rouco de tanto berrar, e o único a lhe dar ouvidos é Pedro Simon (RS). Os dois são símbolos e referências do velho PMDB, mas não têm nada a ver com o novo PMDB e certamente não projetam o futuro PMDB. Nem o que o partido será daqui a 10, 15 anos e muito menos para que lado irá em 2010.

Quem vai decidir isso, uns puxando para um lado, outros para outro, são Sarney, Temer, Jader, Geddel, Renan, Newtão, Quércia e emergentes como Cunha. Jarbas grita, eles mandam.

Um comentário:

Alexandre Alves disse...

O PMDB, uma autêntica máfia brasileira (ao lado estão os "demos"), liderado por Sarney e cia ltda se dispõe de todos os mecanismos para tomar frente nas resoluções que defendem interesses de uma pequena camada. A história da política brasileira já comprovou o perfil deles, bem como qual o lado em que estão pendendo. Filmes que repetiam sempre no cenário político.

Agora temos um lançamento, um filme inédito, cuja sinopse é a parceria e o companheirismo com o PT, um partido que foi germinado com o suor dos trabalhadores e movimentos sociais, e hoje se vê dependente de uma máscara, cujo ideal há muito tempo fora deixado. Hoje o PT se alia ao PMDB, amanhã abraça o diabo.

O nome do filme? PT, Partido dos Traidores.